Aqui você pode tirar suas dúvidas, fazer reclamações ou sugestões.
Você deve iniciar o processo de Primeiro Emplacamento junto ao DETRAN. Será emitido o Comprovante de Reserva /Autorização para Fabricação. Com posse desse documento, dirija-se à unidade da Placplac mais próxima de você para a compra da placa e liberação dos demais procedimentos no DETRAN. Após a emissão do documento, dirija-se ao setor de lacração do DETRAN, para colocação da placa.
Durante a Vistoria Veicular do DETRAN, que faz parte do processo de Transferência Veicular, caso seja necessário uma nova placa ou tarjeta, o DETRAN emitirá o documento Dados da Autorização de Fabricação, para solicitação da placa ou tarjeta na Placplac. Se a placa do veículo estiver em boa condição, a mudança da placa não será necessária. Contudo, caso o processo envolve Mudança de Município, a compra da tarjeta ou placa nova será obrigatória.
O primeiro passo é realizar um B.O (Boletim de ocorrência) e dirigir-se ao DETRAN, para solicitar o documento de autorização de fabricação. Em seguida, dirija-se a uma das nossas unidades. A placa fica pronta em poucos minutos e é fixada no veículo de imediato.
A placa Mercosul entrará em vigor no estado do Ceará a partir do dia 30 de Janeiro de 2020. A partir dessa data, você pode procurar a unidade da Placplac mais próxima e se informar sobre os procedimentos necessários para a compra da placa Mercosul.
Sim, a partir do dia 03 de fevereiro. Para isso, é necessário comparecer a um dos postos de atendimento do DETRAN e solicitar a alteração de dados. Será emitido um novo certificado de registro do veículo (CRV) e a guia de autorização de estampagem. Depois, compareça a uma de nossas lojas. Enquanto toma um cafezinho, a placa é rapidamente confeccionada e afixada ao seu veículo.
Não! A legislação do setor determina que quando um veículo já possuir placas do modelo Mercosul, não é necessário confeccionar uma nova placa.
Por causa da sistemática de segurança envolvida, visando a prevenção contra fraude através da utilização de equipamentos e sistemas informatizados. Além disso, através do QR CODE impresso na placa, todo o processo de fabricação é rastreado pelo DETRAN e DENATRAN, desde a produção da matéria prima até a fixação da placa ao veículo.
Sim. O padrão atual da placa é LLLNNNN, sendo L referente a uma letra e N, referente a um número. O padrão Mercosul adora a sequência LLLNLNN. A legislação determina a troca do segundo numeral por uma letra. Seguindo a regra, se a sua placa atual fosse ABC1234, a placa Mercosul seria ABC1C34. Consulte a tabela abaixo para ver como ficará a sua placa, caso queira mudar para o novo padrão:
Essa informação pode ser consultada através dos alfanuméricos da placa pelo aplicativo Sinesp Cidadão, ou através do QR Code da placa pelo VIO QR Seguro, disponíveis no Google Play e App Store.
Tendo em vista que o DETRAN do Ceará ainda não implantou a placa Mercosul,o proprietário do veículo deverá contactar o DETRAN do estado de registro do seu veículo e se informar sobre os procedimentos daquele estado para solicitar a confecção da placa.